Manejo

RECEBIMENTO DO PÁSSARO

De acordo com orientações do Dr. Felipe Bath, MédicoVeterinário, especialista em Biologia. Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens, com Mestrado em Microbiologia Veterinária pela UFRJ. Texto tirado do livro CURIÓS de Oscar Saldanha.

Receber os pássaros e acomodá-los em gaiolas individuais. Oferecer água e comida a vontade. Antes de soltá-los nas gaiolas já colocar o Allax no dorso. Deixá-los em local afastado.

- 1º dia: colocar 5 gotas de Allax no dorso do animal. Visa combater sarnas e piolhos que porventura tenham.

- 1º e 2º dia: colocar 2 gotas de Glicopan Pet na água de beber. Visa fornecer energia para compensar a viagem estressante.

- 3º ao 7º dia: colocar 5 gotas de Avecox na água de beber. Visa controlar a coccidiose evitando perdas futuras.

- 7º ao 10º dia: colocar pelo menos a banheira 1 dia, se o tempo ajudar, com 3 gotas de vinagre (sabor maçã) na água. Combate ectoparasitas.

- 10º dia: repetir o Allax, 5 gotas no dorso do animal. Reforço no combate a sarnas e piolhos.

- 15º ao 19º dia: colocar 5 gotas de Avecox na água de beber. Ultimo ciclo de controle da coccidiose.

 

ALIMENTAÇÃO

 

Mistura/kilo

60% alpiste e 40% de milho alvo verde, preto, branco, vermelho, painço, cânhamo, canarina e senha.

Osso de siba e areia com minerais a vontade.

Milho verde, couve e chicória - 3 vezes por semana

Farinhada c/ ovo cozido passado em peneira - 2 vezes por semana.

 

MUDA DE PENAS

 

Dica retirada do blog Curió Classico e Torneios do nosso ilustrissimo Sr. Pêssego.

Cada criador tem já a sua receita, outros mais novos, não as tem ainda, por isso mesmo, com o intuito de ajudar e apresentarmos o nosso método, vamos passar abaixo o procedimento adotado com sucesso há anos por nós nesse período anual que os nossos curiós passam, esbanjando ao final saúde, vitaliciedade e beleza na plumagem, lembrando sempre que devem ficar em local arejado, mas tranquilo e com luminosidade amena:

1) Fornecemos durante 14 dias o Hemolitan Pet da Vetnil (uma gota para 50 ml de água filtrada ou mineral), combate a anemia que ocorre com a queda das penas e ajuda na formação de nova e bela plumagem, contendo na composição complexo de vitamina B, vitamina K, Ferro, Cobalto, Cobre, Zinco e outros, sendo que dado em excesso é nocivo ao fígado em face da vitamina lipossolúvel K e do Ferro;

2) Descanso em água pura por cinco dias;

3) Fornecemos Nalyt Muda da Amgercal por sete dias, descansa cinco e mais sete dias (uma grama para 50 ml de água filtrada ou mineral). Polivitamínico excelente (vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis), com os aminoácidos Metionina e Lisina, assim como Sais Minerais. ATENÇÃO: POR CAUTELA, RECOMENDAMOS ESSA DOSAGEM ACIMA PARA 100 ML DE ÁGUA, OU MANTER A MESMA DESCRITA INICIALMENTE, MAS UTILIZAR AÇÚCAR DE UVA PARA NÃO HAVER REJEIÇÃO EM FACE DO GOSTO AMARGO QUE A TILOSINA APRESENTA;

4 ) Descanso em água pura por mais cinco dias;

5) Passamos a fornecer até o final da muda (que ocorre com o brilho das penas após o rabo igualar) a clássica combinação Orosol (Polivitamínio com vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis) x Aminosol (Complexo de Aminoácidos e de vitamina B) da Lavizzo (Orosol uma gota e Aminosol três gotas para 50 ml de água) com o primeiro três vezes na semana e o segundo duas vezes na semana, conforme recomendação da Dra. Stella Mares em seu Livro "Aves" em sua primeira edição;

6) Diariamente, se o curió não estiver gordo, fornecemos farinhada da CC 2030, do contrário dia sim, dia não;

7) Diariamente ou dia sim, dia não, pepino, chicória/couve ou almeirão (Passamos primeiro em água corrente, deixando depois ambos por 30' na água com vinagre na proporção de uma colher de sopa para cada litro d'água, assim como o pepino, primeiramente, notadamente quando de sua aquisição, lavamos com sabão de pedra ou de coco, em seguida enxaguamos e colocamos por cerca de 15' na água com cloro ou Quiboa, em igual proporção que utilizamos acima, sendo essas indicações da Dra. Stella Mares na mesma obra acima citada);

8) Se Pardo, banho de sol só depois da muda de pardo, do contrário, sempre que possível banho de sol antes das 10h00m por no máximo 10', dependendo do horário de exposição e da intensidade do calor, sempre sob as nossas vistas;

9) Banho de banheira diário, com aplicação de vinagre de maça duas a três vezes por semana (três gotas para 100 ml de água) que ajuda a manter a higiene, brilho e afasta a oleosidade excessiva e parasitas, retirando-a em seguida ao banho com troca de papel de fundo que é de jornal sem impressão, adquirido em gráfica sob medida;

10) Higiene diária com troca semanal dos bebedouros para higiene, assim como utilizamos peneira para retirar a poeira e cascas de sementes. Com isso, em regra, com dois meses os curiós já se encontram empenados com o rabo igualado.

 

VERMIFUGAÇÃO DO PLANTEL

 

Texto retirado do blog Curió Clássico e Torneios do ilustrissimo Sr. Pêssego.

Fonte: Revista Pássaros - ANO 13 - Nº 70, p. 41

"Em nosso entendimento a vermifugação do plantel, duas vezes por ano, é importante fator para a manutenção de uma condição sanitária ideal.

Sabemos que o vermífugo, como praticamente todo o medicamento, é um mal menor que se destina ao combate de mal maior. Observamos durante alguns anos a evolução de planteis de criadores que partem da premissa de que vermifugando os pássaros que chegam ao criatório, não há possibilidade de reinfestações, pois não há meio de contaminação de suas aves e concluímos que o saldo de quem controla melhor as verminoeses é positivo.

Adotamos a aplicação de G-Trox com uma cápsula em 50 ml de água, permanecendo sem trocar a água por dois dias, 6 edias de intervalo e repetimos a medicação, após o término da muda de penas e antes da estação de reprodução (final de julho ou início de agosto).

No intervalo entre os dias de tratamento, por 5 dias após cada vermifugação ministramos Aminosol".

NOTA 1: Prezados, o princípio ativo do G-Trox é a Ivermectina que faz a metabolização no fígado, razão pela qual, particularmente, se utilizarem desse produto, recomendo que em seguida ao seu uso, aplicarem por cinco dias o Mercepton Oral que é conhecido Antitóxico e desopilador do fígado, ou seja, tanto no intervalo entre a primeira e a segunda aplicação, como ao término da utilização do produto acima, sendo essa a nossa preferência, no caso, em detrimento do Aminosol.

NOTA 2: Prezados, se vc tem poucos pássaros, melhor fazer anualmente ou semestralmente exame de fezes parasitológico para verificar a necessidade ou não de usar vermífugo. Se um novo espécime é introduzido no plantel, no período de quarentena, é recomendável vermífugar, ou mesmo pode fazer também o exame acima para detectar a sua necessidade. Olho com simpátia grandes criadores de passeriformes que fazem semestralmente exames de fezes parasitológico no plantel por amostragem com base nos 10% das espécimes, afinal se houver manifestação ela logo irá se pronunciar nessa coleta, do contrário, evitará a medicação desnecessária, o que certamente não será salutar para o (s) passeriforme (s).